terça-feira, 24 de março de 2009

Curralinho, minha cidade, minha vida


Por Nancy Nunes

O município de Curralinho, localizado na Costa Sul da Ilha de Marajó, ás margens do rio Pará, distante 157 Km da Capital do Estado do Pará em linha reta,com uma população aproximadamente de 25 mil habitantes distribuída numa área de 3.492 km quadrados foi 0 8º município produtor de borracha no período áureo da borracha no final do século XIX e inicio do século XX.

No inicio de 1800, o Português João Batista mudou-se para essa localidade com objetivo de criar uma fazenda para a criação de gado,e construiu um pequeno Povoado com o nome de São João Batista. Em 1850, foi elevado a Freguesia de São João Batista de Curralinho. Em 1965, foi elevado a Vila de São João Batista de Curralinho. Em 1970, foi emancipado Município de Curralinho.

A origem de seu nome vem de curral.Antes da reforma gramatical de 1943, não existia o sufixo –Zinho - para denominar uma coisa pequena.usava-se: inho.Devido os regatões que subiam e desciam o rio Pará rumo ao Amazonas faziam referencias : --Encostamos em Curralinho. Pernoitemos em Curralinho, isto é, no curral pequeno.Portanto: curral+inho=Curralinho.

Curralinho passou por várias administrações, no tempo de Freguesia foi governado pelo Juiz de paz, quando Vila foi governado pelas Câmaras Eletivas, após a Proclamação da República pelos Intendentes, após a Revolução de 30 por Prefeito Nomeados, e finalmente pelos Prefeitos Eleitos.

È de fácil acesso, pois todas as embarcações que navegam pelo rio Pará, passam por Curralinho, e diariamente há embarcações para a bela herdade localizada ás margens do rio Pará.

Possui uma cultura plural enriquecendo a cultura marajoara e paraense.Quem nasce em Curralinho é curralinhense.Há muitas piadas em relação ao seu nome, mas é uma das mais bela e hospitaleira cidade da Ilha de Marajó.Seu encanto, encanta os turistas ou quem nela chega.

Breve estará neste blog toda sua História, seu povo, sua gente. Porque é a minha cidade, a minha vida.O meu encanto, onde acalanto meus sonhos, minhas esperanças, meu povo, minha gente.Sou curralinhense com muito orgulho.E escrevo a História da minha terra com muito garbo, porque é meu berço, “seu céu tem mais estrelas, seus bosques tem mais vida e sua vida mais amores”.

E eu creio que existe um céu.Que existe um Èden.Portanto, Curralinho é um Pedacinho do Paraíso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário