domingo, 20 de janeiro de 2013

A importancia da Biblioteca ( Livros)


Estou organizando a minha Biblioteca Comunitária -  PROJETO PROCINS -Projeto Robert Cézar Imbert  Nunes e Silva – A Vida pela Vida – O ser humano possui muitas qualidades entre as quais é o discernimento ou a percepção. Sem isso não temos visão do que somos, de onde viemos e para onde vamos. Eis porque a maioria dos politicos se perdem na sua  imensidão platônica. Discernir é a LEITURA das coisas por nossa MENTE. Quanto mais uma pessoa é estudada, viajada (virtual ou não) e desenvolvida, mais aguçada é sua capacidade de enxergar e compreender TUDO o que está acontecendo. O livro é um companheiro do ser humano que está embuído de que através da leitura aprenderá muitas coisas úteis para a sua vida. O livro é um mensageiro. O livro é uma obra de arte. A leitura educa-nos. Estou ampliando a minha biblioteca gradativamente, até mesmo porque livro custa cara, mas é investimento. E aqui faço um apelo a quem vier ler este texto, que se quiserem doar livros para o Projeto Procins, meu celular é (+55  91) 9210-9791 e meu email nancy.nunes@hotmail.com

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

O Municipio de Curralinho-Costa Sul da Ilha de Marajó-Brasil

O Municipio de Curralinho, foi o oitavo produtor de borracha  no Período da Belle-Epoque, no Estado do Pará. Atualmente possui mais de 30 mil habitantes distribuidos em área de 3.418 kilometros quadrados.No dia 15 de novembro de 1947 foi realizada a Primeira Eleição Municipal, sendo o Prefeito  Eleito Sandoval Cerdeira Bordallo.(obs: naquela época não existia o cargo de Vice-Prefeito).Caminhando em sua História, no dia 01 de janeiro de 2013 foi empossado o DÉCIMO SÉTIMO Prefeito Eleito pelo POVO, sendo Leonardo Arruda e Jonas Reis, dois jovens curralinhenses que enfrentam o desafio de reerguer o município após 4 anos em que esteve no caos de fatos e ações  negativas. O povo curralinhense renova-se de esperança ao resgatar sua auto-estima.

domingo, 6 de janeiro de 2013

Mesa Diretora da Câmara Municipal de Curralinho-2013-2014


No dia 01 de janeiro de 2013 tomou posse a Cãmara Municipal de Curralinho e a Mesa Diretora foi formada pelos Vereadores: Antonio amoroso (Presidente), Jhennifer Nathallie (Primeira Secretária) e Josivaldo Batista (Segundo Secretário). Jovens Vereadores que estão iniciando suas carreiras politicas, nascidos e criados em Curralinho. Filhos de Pais Curralinhenses, trabalhadores, honestos e novas luzes se reacendem no cenário Politico Municipal.Acredita-se que, uma Historia inicia com esse mandato, onde todos são filhos natos do Municipio.Ultimamente, o Municpio de Curralinho vem sendo focalizado na mídia como um dos piores do Brasil, mas a mídia não esteve no municipio e nem entrevistou pessoas que moram no Municipío e sim pessoas que passam anos e anos sem irem ao Municipio.talvez pelo fato, da mídia ser afoita demais para anunciar suas matérias.

Vereadores Curralinhenses para o Pleito:2013-2016 e suas Funções e Atribuições


No pleito de 2013-1016 foram eleitos para a Câmara Municipal de Curralinho: Jair Reis, Antonio Amoroso, Jheniffer Nathallie, Valério Martins, Mozaniel  Vieira, Cândido Andrade, Josivaldo Batista, Manoel Portuga, Doca, Walter Oeiras e Estela Mendes. Basicamente as funções e atribuições dos Vereadores estão expressas na Constituição Federal (Artigos. 29 e 29/A e 46), na Lei Orgânica do Município e no Regimento Interno da Câmara Municipal. O Vereador é membro do Poder Legislativo, eleito pelo povo, tendo como funções LEGISLAR, ou seja, CRIAR LEIS que tornem a sociedade mais justa e humana. A fiscalização financeira e da Execução Orçamentária, mantendo o Controle Externo do Poder Executivo Municipal, e ainda, o julgamento das contas apresentadas pelo Prefeito e praticando Atos de Administração Interna.
No dia da posse, eles juram cumprir a Constituição Federal, a Constituição Estadual e a Lei Orgânica Municipal (a Lei maior do Município), observar as leis, desempenhar o mandato e trabalhar pelo progresso do Município e o bem estar de seu povo. 
Além das Funções e Atribuições  o VEREADOR ainda exerce atividades tais como:
Atividade Plenária: é a ação do VEREADOR nas votações e discussões em Plenário, onde são travados os grandes debates. É ali também que eles se posicionam politicamente, através de pronunciamentos. Vota os projetos de lei e defende suas propostas.
Ação Partidária: cada Vereador é eleito por um partido. Por isso mesmo tem que se manter em sintonia com seus dirigentes, lideranças e correligionários. Reuniões de bancada, de diretório e mesmo de discussão de estratégias exigem muito do parlamentar.
Atividade de Gabinete: cada VEREADOR integra uma ou mais comissões permanentes da Casa, onde são apreciados os projetos específicos da área a que se dedica essa comissão. Existem também comissões temporárias, criadas para assuntos específicos, com prazo previsto de atuação, por exemplo: as Comissões Parlamentares de Inquérito.
Elo com o Governo: o VEREADOR é quem cuida do relacionamento com suas base -  da sua região – com o governo, reivindicando melhorias, encaminhando soluções, elaborando e acompanhando projetos. Ele é o elo de ligação do governo com o povo.

sábado, 5 de janeiro de 2013

Posse dos Novos Gestores Curralinhense

No dia 01 de janeiro de 2013, tomou posse  o décimo sétimo Prefeito Eleito pelo voto direto, Leonardo Arruda e Vice-Prefeito Jonas Reis.
A posse teve um Culto Ecumenico onde estiveram presentas as autoridades civis e eclasiasticas.
Léo Arruda como é conhecido, um jovem sindacalista, filho de sindacalistas que sempre lutaram em prol do desenvolvimento curralinhense.Jovem simples, humilde, trabalhador, pai, esposo, amigo, honesto, compromissado com a causa do povo. 
Jonas Reis, seu Vice-Prefeito, jovem, empresário, simples, trabalhador, honesto, comprometido com a causa do povo,filho de pessoas trabalhadoras, que também sempre abraçaram a causa do povo.Uniram-se e ao tomarem posse ressaltaram os desafios que terão de enfrentar , mas com p Poder de Deus e a força de vontade de cada um, lutarão para resgatarem a auto-estima do povo curralinhense.

Exposição do Meu Livro: Lendas e Mitos: navegando por rios e florestas de Curralinho


A Escola Estadual "Manoel da Vera Cruz Sá" , tendo como Gestora a Professora Deuzilene da Cruz Miranda realizou no mes de novembro de 2012 o primeiro SARAU onde contou com a participação do Poeta Popular Antonio Juracy Siqueira, o Boto.
 E na exposição da Biblioteca Municipal entre outras obras, estava o meu livro recém-lançado "Lendas e Mitos: viajando por rios e florestas de Curralinho".
Curralinho, municipio localizado á Costa Sul da Ilha de Marajó se observarmos no nosso dia-a-dia veremos que possuimos mais de 70% de cultura indigena.Portanto, somos frutos da trilogia branco+negro +indio sobresssaindo em nós o indigena.É isso que faz do CURRALINHENSE um forte!