domingo, 22 de fevereiro de 2015

 A Diretora de Ensino Deuzilene Miranda e o Secretário de Educação Marcos Baratinha-SEMED-Curralinho-apresentando o Plano de Ensino 2015, embasado no Modelo de Gestão Organizacional -Metas e Resultados-cujo tema Gerador "Curralinho, rumo aos 150 anos de Municipio Emancipado: Educação, Cultura, dignidade e Sustentabilidade".No primeiro Semestre será trabalhado o Eixo Temático I:Cultura, Educação, Dignidade e Sustentabilidade e no segundo Semestre II: Educação Ambiental, Qualidade de Vida. Havendo culminância no final de cada Semestre. O Modelo de Gestão Organizacional - Metas e Resultados- o papel do Gestor é articular e organizar politicamente o trabalho em equipe, organizando as equipes, articulando a interação e a participação de todos os segmentos da Escola e comunidade, buscando soluções inovadoras de enfrentamento aos problemas existentes, garantindo a eficacia do sistema de ensino e obter resultados positivos. Sendo medida pela avaliação de resultados e avaliação da satisfação dos segmentos envolvidos.
Infelizmente, o Plano muito bom, mas não foi tirado do papel, a maioria das metas não deu resultado. O Modelo de Gestão Organizacional foi um excelente discurso, na Teoria, mas a Pratica não teve resultados, apesar do grande esforço do Secretario de Educação e da Diretora de Ensino, que são grandes profissionais da educação.
Foram vários os motivos que o Plano fracassou, entre os quais apoio total aos profissionais da educação, entre outros.
A Educação Municipal pode não ser de melhor qualidade, mas algumas escolas municipais, como a Escola Lindalva Pinho, equilibra o IDEB.
Os profissionais da Educação em Curralinho sao comprometidos com a qualidade educativa do município, embora tenham que superar muitos obstáculos  devido a crise que abala o pais e o mundo, mas que tentam burlar com suas competências e profissionalismo.

O Processo Ensino-Aprendizagem na Gestão Organizacional



1- Experiências do Profissional:o profissional pode compreender seus erros e acertos, balizar melhor suas próximas ações e criar estratégias para evitar que estes erros persistam no futuro.
2- Aprendizagem Cultural – Aprendida através da Cultura Organizacional, da Missão e da Ação e dos Valores propostos no Projeto Politico Pedagógico.
3- Aprendizagem com o Líder – Realizada através das lideranças, de seus exemplos e conhecimentos compartilhados com os seus liderados.Existe hierarquia
4- Aprendizagem Prática/Ativa – Aquisição de conhecimentos através da prática efetiva das tarefas e do seu desenvolvimento contínuo.
5- Aprendizagem Sistêmica – Entendimento ampliado de toda Escola e seus processos para desta maneira oferecer soluções para a organização escolar como um todo.
6- Compartilhamento de Informações – Quanto melhor forem distribuídas as informações, maiores serão os conhecimentos sobre os processos internos da Escola o que tornará mais assertiva as ações.
7- Benchmarking – Observar outras Escolas e buscar suas boas práticas aplicadas para aplicar em sua propria escola.O que é bom se copia.Os atores (profissionais antigos+novos) que compõem o ENSINO-APRENDIZAGEM na GESTÃO ORGANIZACIONAL são extremamente importantes, uma vez que, a MISTURA de CONHECIMENTOS é o que possibilita que os profissionais consigam desenvolver-se efetivamente. Para isso, a Gestão destes recursos é essencial para que as informações não se percam e, este capital riquíssimo de conhecimentos possa ser utilizado de maneira assertiva e, adequada às necessidades dos profissionais, líderes e é claro, de toda ESCOLA.

O Desafio do Plano de Ensino - 2015-

Curralinho-Costa Sul da Ilha de Marajó-Pará-Brasil inicia uma nova fase de sua História com a troca do Secretário da Secretaria Municipal de Educação e equipe, ao implantar o PLANO DE ENSINO adotando o Método de Gestão Organizacional -METAS e RESULTADOS. No meu ponto de vista, o maior DESAFIO é FAZER o mesmo funcionar devido o NOVO sempre causar impacto de mentalidades,culturas, costumes, etc...Os principais atores do Plano de Ensno-2015- são a equipe gestora e professores de cada escola, sendo que primeiro precisam  conheçer o Modelo de Gestão Organizacional e depois com segurança e conhecimento possam adaptar o Projeto Politico Pedagógico e assim também o Planejamento dos Conteúdos de cada disciplina na ortopraxia da interdisciplinariedade.Acredito que em Curralinho a maioria dos profissionais da educação são comprometidos com a qualidade individual e coletiva do processor Ensino-Aprendizagem.

Plano de Ensino-2015-Curralinho: Educação, Cultura, Dignidade e Sustentabilidade



O Professor-Mestre Isaac Rodrigues dos Santos, foi o idealizador do Plano de Ensino -2015- da SEMED- Prefeitura Municipal de Curralinho, embasado no Modelo de Gestão Organizacional-Metas e Resultados- A Teoria Gestão Organizacional define suas METAS cujas suas atividades (TAREFAS); e seus recursos (PESSOAS); com aplicação de procedimentos (TECNOLOGIAS) com normas e regras (ESTRUTURA), para que a Gestão Organizacional seja refletida a sua cultura ( AMBIENTE) e seus valores, sua visão ( OBJETIVOS) e Missão (NEGÓCIO)...e se obtenha RESULTADOS POSITIVOS...

Jornada Pedagógica -2015




 O Prefeito Municipal de Curralinho Leonardo Arruda e o Vice-Prefeito Jonas Reis  presentes na Jornada Pedagógica -2015 - organizada pela SEMED, sendo Secretário de Educação Marcos Baratinha e a Diretora de Ensino Deuzilene Miranda. CURRALINHO é o PIONEIRO na Região em adotar o Modelo de Gestão Organizacional -Metas e Resultados - afim de MOBILIZAR os elementos e segmentos envolvidos no Processo Ensino-Aprendizagem para atingir as METAS estabelecidas no Plano de Ensino -2015- SEMED-Curralinho-Marajó-Pará e OBTER Resultados de Qualidade... Muito importante para melhorar a ORTOPRAXIA em Gestão Organizacional dos profissionais da Educação.