Objetivos:Um dos principais objetivos da História é resgatar os aspectos culturais de um determinado povo ou região para o entendimento do processo de desenvolvimento. Entender o passado também é importante para a compreensão do presente.
Maria Nancy Nunes de Matos: Dra. em Teologia Educação Cristã, Doutoranda Ciência da Educação(Paraguai), Mestra Ciências da Educação, Me. Missiologia, Me. Ed. Religiosa, Graduada em História, Esp.Adm Esc. Sup.Orient, Esp. Ed. Infantil e Anos Iniciais, Esp. Neurociencias, Esp. Psico Clinico, Institucional, Esp. Neuropsicopedagogia, Esp. Ed. Esp. Inclusiva, Esp. Ciências Politicas, Esp. História, Pesquisadora. Curralinho: do Sitio Marauarus, o Povoado, a Povoação, a Freguesia, a Vila, o Município
sexta-feira, 25 de junho de 2010
40 anos da Assembléia de Deus em Curralinho
Curralinho:Mercado Municipal
Estudar o passado pode ser muito agradável e útil, principalmente se pudermos evitar de cometer os mesmos erros de nossos ancestrais. Aprender com a experiência alheia é valioso.
Deve-se analisar os eventos históricos, mas sem aquela preocupação de memorizá-los.
Conhecer o fato histórico não basta; agora é necessário saber interpretá-lo de acordo com o matiz ideológico dos examinadores. Certas questões abordam críticas veladas (ou até declaradas) à globalização, ao neoliberalismo, etc. Até aí tudo bem, em História é realmente importante assumir um pensamento mais crítico, duvidar de certos posicionamentos tradicionais ou clássicos, mas, com isso, as provas ficaram bem subjetivas. Não há mais aquela objetividade dos antigos exames tipo "decoreba".
Beira-Mar Curralinhense
O historiador Caio César Boschi aceita o desafio de responder a essas indagações, revelando ao leitor que a História não está apenas nos livros didáticos ou nos filmes, mas também nos sons das ruas, nos objetos que nos cercam; enfim, no cotidiano.
Caio Boschi mostra que a História serve de ferramenta para refletirmos sobre o que estamos lendo e ouvindo. Vale dizer: ela é instrumento de libertação, consciência e cidadania. A edição traz um suplemento com atividades para o professor trabalhar o conteúdo em sala de aula com seus alunos. Leitura agradável para os mais jovens que aos poucos se rendem aos encantos de Clio – deusa da memória e musa da História –, mas também para aqueles que, mesmo já tendo aprendido o métier, de vez em quando se esquecem de algumas lições básicas do ofício.
A Primeira Rua outrora chamada Rua Beira -Rio
A História Social em sentido restrito surgiria, assim como abordagem que buscava formular problemas históricos específicos quanto ao comportamento e as relações entre os diversos grupos sociais. As discussões sobre a operacionalidade dos conceitos de Classes Social e de estamentos sociais, na Análise Histórica Social na França.
quinta-feira, 24 de junho de 2010
Minha Terra: Curralinho - nos Campos do Marajó
Povo Curralinhense...Povo Marajoara
Assinar:
Postagens (Atom)