domingo, 22 de março de 2009

A Criança e o Adolescente

Por Nancy Nunes

A criança e o adolescente do século XXI tem uma semelhança bem aproximada com aos que viveram durante os séculos XII em diante, como por exemplo, as experiências sexuais.Luis XIII casou com 14 anos de idade .Atualmente os adolescentes estão se “juntando’ também com a mesma idade. As meninas adolescentes estão engravidando aos 10 anos em diante.Parecem meninas brincando de bonecas.Parecem meninos brincando de casinha.

A falta de estrutura familiar e o consumismo levam as crianças e adolescente serem aquilo que suas condição financeira não permite. Primeiro, os pais acreditam que viver é fazer o que lhe vem na cabeça e cada um faz aquilo que sempre sonharam ou que descobriram através do tempo.E os filhos ficam também fazendo o que lhe vem na cabeça.Segundo,as crianças e adolescentes querem ser iguais aquele ou aquela artista, vestir aquela roupa, usar aquele perfume, então vão se prostituir e consumir drogas.

O mais interessante, é que sempre acham um “burro” cheio da grana para pagar suas contas e seus luxos para se divertirem com outras trouxas. E assim vai crescendo o índice de prostituição infantil. Como denunciar? Como minimizar esse problema? E perguntam cadê o Conselho Tutelar? Cadê as medidas sócio-educativas?

A sociedade cobra do Conselho Tutelar, este por sua vez cobra do Poder Público. A sociedade cobra da Polícia. Os vereadores cobram da Policia. Cobram do Ministério Público. Cobram do Judiciário.Um joga o problema para o outro. Um jogo de ping-pong.Ninguém assume. E todos sabem quem são os menores infratores. Todos os conhecem. Por que cidade pequena nada passa despercebido. E um problema que é de todos acaba se transformando em casos pessoais, por despeitos ou ciúmes. Como entender este país?

Os menores continuam roubando, se drogando, engravidando, matando, assaltando e ninguém faz nada. Ninguém toma medida para solucionar os problemas. Mas como solucionar esse problema?

O Estatuto da Criança e do Adolescente já é maior de idade, completou 18 anos, se quando ele era menor de idade não resolveu o problema imagine agora que o garoto é maior de idade...

Eu como educadora, acredito na mudança da criança e do adolescente através de um processo educativo de qualidade,porque vive essa experiência quando fui Diretora de Escola. Elaborei o Projeto “Educação de qualidade se faz com a participação de todos”. E conseguimos pequenas bolsas na Comunidade para aqueles que mais problemas davam á Escola, tornaram-se amigos da Escola, como medidas sócio-educativas assistida por toda Escola. E hoje são excelentes profissionais no município em que atuei.

Portanto, atrás de um menor infrator, há um ser humano que precisa de um amigo que tenha amor e justiça para com ele.Todos os acusam e discutem os problemas.E a solução é tão fácil! Unirem as forças, os valores,e desenvolver uma educação de qualidade nas Escolas de Fundamental II e Ensino Médio. Ninguém é tão certo que nunca tenha errado e ninguém é tão errado que nunca tenha acertado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário