domingo, 22 de março de 2009

Documentos do século XIX do Município de Curralinho


Por Nancy Nunes

No dia 21 de fevereiro de 2009 às 16:29 hs, veio ao meu encontro a “menina dos olhos” que todo historiador(a) procura, documentos históricos. Neste caso, por coincidência do destino ou qualquer outra forma, um grupo de trabalhadores da Secretaria Municipal de Obras executava a limpeza da área que fica atrás do Fórum local, e visualizaram uma caixa que estava dentro de uma cisterna fechada com uma tampa de madeira, ao abrirem observaram uma quantidade considerável de papéis, que são registros Civis do município referente ao século XIX.

Esta obra-prima vem alterar em grande parte as minhas pesquisas realizada desde o ano de 2001, acerca da História do referido município, que em muitos casos a análise sofre pela carência de fontes. Mas, a perseverança neste ofício, é fundamental.

Desse modo, é inegável que estes documentos do século XIX venham abranger as minhas pesquisas em novas abordagens sobre a História do Município de Curralinho e conseqüentemente contribuir para uma analise maior sobre a História da Ilha do Marajó.

Procuro sempre tomar como aporte teórico, o historiador francês Jacques Le Goff em sua obra intitulada “Documento/Monumento” que busca enfatizar a importância dos monumentos para as pesquisas históricas. E a minha função nesse novo horizonte do meu trabalho, é transformar estes monumentos em documentos.

Estes registros civis do século XIX contêm informações que podemos analisar a questão demográfica do município como: casamentos, migrações e inventários. Assim, procuro alertar a todos os habitantes da importância de conhecer o seu passado e sua memória.

Através disso, cresce a perspectiva de uma análise baseada na História Social proferida principalmente pelo Historiador Inglês Eric Hobsbawm. Afirmando que o sujeito histórico deve primeiro conhecer o in locus para amplitude do conhecimento. Dessa forma, o passado dá ao historiador o entendimento do presente traçando perspectiva para o futuro (uma assertiva usada comumente pelos historiadores e leigos da área).


Nenhum comentário:

Postar um comentário