domingo, 22 de março de 2009
















Por Nancy Nunes

O filme intitulado "O Nome da Rosa" é uma grande obra para quem gosta de apreciar um dos períodos mais desejados e misteriosos da História. Este filme teve o cenário personalizado pelo grande historiador Francês Jacques Le Goff, isto significa que a resconstituição do período foi feita de forma perfeita e brilhante. Assista e tire suas conclusões!!!

Contexto Histórico do filme:

A Baixa Idade Média (século XI ao XV) é marcada pela desintegração do feudalismo e formação do capitalismo na Europa Ocidental. Ocorrem assim, nesse período, transformações na esfera econômica (crescimento do comércio monetário), social (projeção da burguesia e sua aliança com o rei), política (formação das monarquias nacionais representadas pelos reis absolutistas) e até religiosas, que culminarão com o cisma do ocidente, através do protestantismo iniciado por Martinho Lutero na Alemanha em 1517.
Culturalmente, destaca-se o movimento renascentista que surgiu em Florença no século XIV e se propagou pela Itália e Europa, entre os séculos XV e XVI. O renascimento, enquanto movimento cultural, resgatou da antiguidade greco-romana os valores antropocêntricos e racionais, que adaptados ao período, entraram em choque com o teocentrismo e dogmatismo medievais sustentados pela Igreja.
No filme, o monge franciscano representa o intelectual renascentista, que com uma postura humanista e racional, consegue desvendar a verdade por trás dos crimes cometidos no mosteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário