domingo, 27 de fevereiro de 2011

As Plataformas de Terra ou Tesos Marajoara

No município de Curralinho, Costa Sul da Ilha de Marajó, existem aproximadamente uns 3 ou 4 plataformas de terras ou tesos tanto no rio Piriá quanto no rio Canaticu.

As plataformas de terras ou tesos na Ilha de Marajó foram construídas pelos Antigos Marajoaras e sempre são encontradas nas cabeceiras dos rios que drenavam os campos alagáveis da Ilha. Em cada grupo de plataformas de terras ou tesos existem alguns que contém sepultamentos e abundantes fragmentos de cerâmica decorada, partes de vasilhas e objetos rituais utilizados em festas (Denise Schaan, 1998).

Segundo Denise Schaan em suas Pesquisas Arqueológicas na Ilha de Marajó, no grupo de 34 tesos localizados ao longo do rio Camutins( rio localizado ás margens do Igarapé dos Camutins, um tributário da margem direita do Alto rio Anajás) foram encontrados 06 tesos, que devem ter sido ocupados pela elite, onde se encontra toda uma estrutura doméstica e funerárias, com cerâmica decorada e outros objetos de rituais e míticos (Denise Schaan, 2004) .

Os demais tesos são bem menores em volume e neles praticamente não se encontra cerâmica decorada; por esta razão acredita-se que eram habitados por pessoas comuns, diferente dos tesos onde viviam as elites dos Cacicados Marajoaras.

O Povo Marajoara, como dizia Euclides da Cunha aos sertanejos: “È um forte!”. Pois vivem no “sertão das águas”. Resistente ás agruras da vida. Seja de onde for ou de Curralinho ou de Soure ou Melgaço ou Bagre. Todos possuem o sangue dos guerreiros de outrora. Sempre construindo plataformas ou tesos na vida para sua sobrevivência em meio um capitalismo medíocre e dominador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário