sábado, 26 de fevereiro de 2011

Como nasceu a Arte Marajoara

As sociedades regionais emergiram na Ilha de Marajó por volta do ano 400 d.C. sob uma hierarquia, cujos chefes tinham o controle, isto é, uma forma de organização social sendo legitimada através de rituais, durante o qual um xamã construiu uma ponte entre o mundo comum e o mundo dos espíritos e dos antepassados. Sobre essa ponte, símbolos e imagens concedidas durante os transes alucinógenos foram transportados e, assim, nasceu a Arte Marajoara (Denise Schaan, 2004).

Os significados compartilhados foram transformados em projeto Visuais que se assemelham a labirintos, espirais, círculos, retângulos, tridentes e faces.com temas relacionados a fauna local. Os desenhos da cerâmica composta por uma linguagem iconográfica, onde seres míticos foram descritos em uma lógica, coerente, harmonioso e forma, ultrapassando as técnicas, formas e superfícies.(Denise Schaan, 2004).

A experiência coletiva legitimada uma ARTE que foi concebido a partir da necessidade de visualizar e comunicar emoções, sentimentos, a verdade, a tradição, posições sociais e Historia. Como em qualquer sociedade analfabeta, tal ARTE teria a função de gravação e socialização do conhecimento.( Denise Schaan, 2004)

A Sociedade Marajoara e sua Cultura desapareceram durante as primeiras décadas da Dominação Européia, uma vez que os nativos não tinham resistência ás doenças, e sucumbiu ás Guerras e Missionamento Jesuítico. Mas deixaram para trás suas CERÂMICAS e os MONTES onde viviam seus ancestrais, realizadas as suas cerimônias e também enterravam seus mortos. Devido o seu uso da CERÂMICA nos seus rituais funerários, sua ARTE sua ARTE sobreviveu até os dias atuais.(Denise Schaan, 2004).

Não por acaso, a novidade tem sido preservada, pois os veículos são uma cosmologia construída ao longo do tempo circular, o qual, juntamente com os Marajoaras próprios desenhos, ensina-nos que o começo é sempre e inexoravelmente ligado ao fim. Um fim de que nada mais é que outro ponto de partida. (Denise Schaan, 2004)

Nenhum comentário:

Postar um comentário