quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Geoglifos no Acre e na Amazônia

Geoglifos são vestígios arqueológicos representado por desenhos geométricos como sendo linhas, círculos, octógonos, hexágonos, etc.. São uma grandes figuras feita no chão (geralmente com mais de quatro metros de extensão).Sua construção pode se dá pela disposição organizada de sedimentos (como pedras, cascalho ou terra), criando um desenho em relevo positivo, ou pela retirada de sedimentos superficiais de modo a expor uma rocha subjacente, criando um relevo negativo. Em ambos os casos a formação da imagem se dá pelo fato de que a região trabalhada se destacará do solo natural do local, formando o desenho.(Denise Shann et tal, 2007)

Os grandes Geoglifos são mais bem vistos do alto de um avião ou helicóptero, mas alguns podem ser vistos por completo do solo mesmo.Recentemente, Geoglifos foram descobertos na Floresta Amazônica, no Brasil trazendo novos questionamentos sobre as civilizações que habitaram no passado essa região.

Descobertos durante uma varredura arqueológica na Amazônia, pelo arqueólogo Ondemar Dias, nos últimos anos descobriu-se uma quantidade muito maior, e com outras figuras, além das circulares. São círculos, quadrados, octógonos, dentre outras formas. Com o avanço das pesquisas, percebeu-se que estas formas estavam associadas, em sua maioria, a outros vestígios para além dos formatos.(Schaan, 2007).O Paleontólogo Alceu Ranzi e o Pesquisador Rodrigo Aguiar são os autores do livro “Geoglifos da Amazônia: perspectiva aérea” . Um relato sobre as figuras geométricas fotografadas de avião em diferentes regiões, ao longo principalmente da BR-317, no Acre. "As grandes perguntas que tentamos responder são quem, quando e por que alguém faria essas figuras", diz Ranzi.



Nenhum comentário:

Postar um comentário