domingo, 27 de fevereiro de 2011

Cerâmica-Cultura Material do Antigos Marajoaras

Os Antigos Marajoaras possuíam toda uma estrutura relacionada ao mítico ritualista ligada à vida pós-morte.

Segundo Denise Schaan (2004) havia Plataformas de Terras ou Tesos das elites onde as urnas funerárias eram colocadas dentro de uma casa ou templo.Somente o bojo das urnas eram enterradas no interior da moradia de forma que sua boca, fechada por uma tigela ou prato invertido tudo de cerâmica, ficasse na altura da superfície. Dessa forma havia contato constante com os restos mortais dos ancestrais, o que sugere a existência de rituais periódicos durante os quais retiravam e limpavam os ossos para depois recolocá-los na urna ( Ver Morales Chocano 2000).

Em suas Pesquisas Arqueológicas na Ilha de Marajó, a Dra. Denise Schaan diz que foram encontradas junto a essas urnas fogões de argila (barro), e junto das urnas havia pequenas tigelas decoradas que devem ter contido oferendas, provavelmente alimentos. Estas práticas indicam uma relação muito próxima com os antepassados marajoaras e uma preocupação em reforçar os laços entre os antepassados e os locais de moradia ( McAnany 1995).

A Iconografia das urnas Funerárias de Cerâmica encontrada pela Pesquisadora é comum as representações humanas e animais, com vários estilos: como urnas antropomórficas, com olhos e bocas humanas e com predominância de motivos estilizados de animais.

As urnas funerárias diferenciam-se pela técnica decorativa, como: 1) Policrômicas em que os motivos decorativos em preto e vermelho sobre um engobo branco e 2) Bicrônicas, os motivos decorativos pintado em branco com o engobo vermelho. Há uma diversidade de técnicas decorativas nas cerâmicas encontradas pela Pesquisadora na Ilha de Marajó, isto quer dizer, que sempre houve uma distribuição geográfica bem relativa dentro do domínio da Cultura marajoara. E talvez, a Cerâmica fosse a Cultura material que diferenciava os Grupos sociais uns dos outros.

Um comentário:

  1. Olá Nanci!!
    Trabalho com a Fundação Villas-Bôas e achei muito bom e muito importante o seu trabalho!!
    Não sabia dos geoglifos! muito interessante!!
    Sigamos em contato!
    Abraços
    Eliane Duarte

    ResponderExcluir